dislexia
PROJETO DE PESQUISA
CURITIBA OUTUBRO/2013
PROJETO DE PESQUISA
DISLEXIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECENDO OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA COMO APOIO AO TRATAMENTO DE DISLEXOS
1-INTRODUÇÃO Dislexia como muitos acham não é uma doença. Ela é um distúrbio de saúde mental ( genético e neurobiológico),tendo um mal funcionamento do cérebro para todo o processamento linguístico, comum entre crianças e adultos, tendo como principais sintomas a dificuldade de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.
Os disléxicos, embora com dificuldade, conseguem realizar as atividades escolares e, para melhora do desempenho recomendam-se tratamentos com equipe interdisciplinar para auxiliar no baixo rendimento. A relevância desse projeto insere-se na importância de compreender o que é Dislexia, como identificar, quais as estratégias que os educadores físicos podem utilizar para auxiliar no desenvolvimento intelectual e emocional, bem como, no processo de aquisição do conhecimento por individuo disléxico.
2 – OBJETIVO GERAL
Demostrar como os educadores físicos podem colaborar no desenvolvimento motor, melhorando a habilidades cognitivas e emocionais em disléxico.
2.1- OBJETIVO ESPECÍFICOS
2.1.1. Esclarecer sobre a importância da atividade física no apoio do tratamento de disléxico.
2.1.2. Sintetizar a importância de compreender as características da Dislexia.
2.1.3. Especificar a importância da atuação da atividade física como um fator auxiliador no desenvolvimento intelectual e emocional.
3- JUSTIFICATIVA
A percepção do distúrbio em disléxicos e o conhecimento de técnicas e estratégias que permitam ao professor orientar melhor, podem diminuir os problemas de performance e