dislexia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD
DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CÁSSIA ABREU BEPE
2010
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD
Município: Sorocaba
Estado: São Paulo
Turma: 817
Pólo: Cursos Multicultura
Tutora: Sabrina Ribeiro Leite
Semestre/Ano: 1º/2010
DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL¹
Cláudia de Cássia Abreu Bepe
Maria Célia Pereira de Góis
INTRODUÇÃO A dislexia é a incapacidade parcial de a criança ler compreendendo o que se leu, apesar da inteligência normal, audição ou visão normal e de serem oriundas de lares adequados, isto é, que não passem privação de ordem doméstica ou cultural. O distúrbio é hereditário, e que não é uma doença, com alterações genéticas apresentando ainda alterações neurológicas.
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) cerca de 10 a 15% da população brasileira sofre com o distúrbio de aprendizagem. Por isso, os educadores devem ficar atentos com os alunos que tem dificuldade de aprendizagem.
___________________________ Artigo apresentado na Disciplina de Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura – EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão de Curso. A falta de conhecimento e informação dos profissionais causa ao disléxico falta de interesse pelos estudos, muitas vezes até evasão.
É frequente a dislexia ser confundida com outros problemas de adaptação escolar, principalmente com os de atraso de desenvolvimento, de dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura e escrita, de problemas de ordem afetiva, problemas de deficiência mental ligeira, atraso de desenvolvimento e desmotivação para as tarefas escolares.
A avaliação diagnóstica consiste em submeter às crianças uma série de provas que reúnem todas as capacidades, habilidades e aptidões necessárias à