disjuntor gvo
Disjuntor é um equipamento de manobra cujo objetivo é de estabelecer, conduzir, interromper e suportar correntes elétricas sob sua tensão máxima, condições normais de serviço (por exemplo, para conectar ou desligar uma linha em uma rede elétrica) e nas condições anormais especificadas (em especial para eliminar um curto-circuito ou as consequências de um raio). Esses dispositivos eletromecânicos são essenciais em qualquer sistema elétrico, seja uma simples instalação residencial ou um sistema de grande porte como subestações e redes de transmissão. É um mecanismo destinado a interromper correntes elétricas de forma eficaz:
No menor tempo possível
Causando pouco distúrbio a sistema
Com segurança pessoal e patrimonial
Dando confiabilidade operacional.
OBS: disjuntor é um dos componentes mais caros e críticos de um sistema elétrico.
DISJUNTOR A ÓLEO
DISJUNTOR A VÁCUO
DISJUNTOR A AR COMPRIMIDO
DISJUNTOR A SF6
O óleo mineral com suas destacadas características de isolante e extintor, foi usado desde os primeiros tempos na fabricação de disjuntores. Nos disjuntores de óleo pode-se distinguir dois efeitos principais de extinção do arco voltaico: o efeito hidrogênio e o efeito de fluxo líquido.
A altíssima temperatura o arco voltaico, decompõe o óleo liberando vários gases, onde o hidrogênio predomina. Com propriedade refrigerante que retira o calor do arco, facilitando a extinção.
O segundo efeito consiste em jogar óleo mais frio sobre o arco dando continuidade ao processo de evaporação aludido, de maneira que grandes quantidades de calor possam ser retiradas pelos gases resultantes.
Esse disjuntor tem que ser recuperado após um pequeno número de interrupções de corrente de curto, afim de se manter as suas características dielétricas. Este é o tipo mais antigo de disjuntores a óleo. No passado consistia apenas de um recipiente metálico com os contatos simplesmente