disfunções digestórias,gastrite e hemorragia digestiva
Todas as pessoas necessitam de nutrientes essenciais para sobreviver. Esses nutrientes provêm da metabolização dos alimentos realizada no sistema gastrointestinal. Caso haja alteração em algum dos órgãos que compõe o sistema digestório, a pessoa pode desenvolver alguma das seguintes doenças: Gastrite, Ulceras, Hepatites, Hemorragias Digestivas, Cirrose Hepática, Pancreatites. A degradação dos nutrientes passa pelas seguintes etapas:
Ingestão: o alimento vai da boca para o tubo digestivo;
Digestão: inicia-se na boca com ação das enzimas salivares na quebra dos amidos, seguindo para o estomago sofrendo ação do sulco gástrico.
Excreção: termina no intestino delgado por intermédio de seus sucos. Os nutrientes são absorvidos pela corrente sanguínea, onde serão utilizados pelas células ou armazenados pelo organismo; os resíduos não utilizados serão transformados em fezes, que serão excretadas.
Gastrite
É um distúrbio inflamatório da mucosa gástrica, ocorre de forma súbita e pode ser de curta duração ou tornar-se crônica e evoluir para uma úlcera.
São classificadas em:
• Gastrite Aguda: agressão direta a mucosa gástrica, podendo ser provocada por: antiinflamatorios, AAS, álcool, fumo, enzimas digestivas do duodeno, condimentos, frituras, gorduras, frutas acidas, situações de estresse.
• Gastrite crônica atrófica: Ocorre quando os anticorpos atacam o revestimento mucoso do estômago, provocando o seu adelgaçamento e perda de muitas ou de todas as células produtoras de ácido e de enzimas.
• Gastrite Crônica: diretamente relacionada à presença de Helicobacter pylori.
Helicobacter pylori é uma bactéria que esta presente em grande número de clientes com gastrite e ulcera duodenal, vive abaixo do muco e pode ser encontradas em frutas, verduras e legumes, que devem ser bem lavadas ou cozidas antes de serem consumidas, e também na água. Quanto mais baixa a condição socioeconômica, maior a incidência de infecção pela