Disfunção hormonal
Os distúrbios hormonais são chamados também de Síndromes de deficiência poliglandular. Trata-se de um problema de origem genética, que faz com que glândulas endócrinas não produzam a quantidade de hormônio necessária para que o organismo funcione corretamente.
Os distúrbios hormonais vão aparecendo devagar e se iniciam após uma infecção, doença autoimune ou tumor. O problema também pode estar relacionado ao uso constante de medicamentos, que vai afetando as glândulas endócrinas, por isso, a importância de um diagnóstico rápido e tratamento adequado.
Síndrome de ovários policísticos
Nas Mulheres
Ovários Policísticos
A síndrome de ovários policísticos é uma doença em que surgem diversos cistos no interior dos ovários causando uma série de complicações como a acne e a dificuldade em emagrecer. O que difere os ovários policísticos dos ovários multifoliculares é a quantidade e o tamanho dos cistos presentes.
Sintomas
A síndrome dos ovários policísticos é o resultado de uma maior quantidade de hormônios masculinos na corrente sanguínea. Uma situação que pode levar ao aumento do peso, aparecimento de pelos indesejados, acne, caspa e infertilidade.
Diagnóstico
O diagnóstico desta síndrome é feito com base na análise clínica e com os resultados dos seguintes exames hormonais: LH, FSH, prolactina, T3, T4 e adrenais. Em alguns casos, o ultra-som pode revelar a presença dos cistos. Se a mulher já tiver sido diagnosticada com a síndrome há algum tempo, o médico pode solicitar uma biópsia do endométrio, uma camada de tecido que envolve o útero, para avaliar se existe alteração cancerígena nestas células.
Tratamento
O tratamento para esta síndrome pode ser feito com o uso de medicamentos anticoncepcionais ou outros capazes de regular os hormônios, para quem está tentando engravidar. A cirurgia só é indicada em casos extremos.
Ovários Multifoliculares
No caso de ovários multifoliculares a mulher possui