Disfemia
A dificuldade em manter a fluência da expressão verbal, ou seja, o transtorno de fluência da palavra, que se caracteriza por apresentar uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca, essa disfluência denomina-se Disfemia. O tipo mais comum de disfemia é a gagueira, também chamada de tartamudez, que é caracterizada pela interrupção da fluência verbal, através de repetições ou prolongamento dos sons, sílabas ou palavras. Geralmente, ela vem acompanhada de movimentos corporais, como balançar os braços e as mãos, piscar os olhos ou tremor labial, na tentativa da criança em superar o bloqueio da fala.
Em muitas crianças encontramos uma disfluência, também chamada gagueira fisiológica, entre os dois e cinco anos de idade. Esse transtorno é considerado normal tendo em vista que o desenvolvimento e a aquisição da linguagem ocorrem de forma intensa nessa fase. A criança apresenta uma fala vacilante, repetições de vocábulos, similares ao gaguejar, mas da mesma forma que a disfluência surge, com o desenvolvimento da criança, ela cessa, não sendo assim o caso da Disfemia.
Não há uma única etiologia para a gagueira, da mesma forma que as formas terapêuticas e abordagens de tratamento são variadas, buscando em alguns casos uma melhor adaptação social e emocional, passando pelo enfrentamento de situações de exposição verbal, pela diminuição da ansiedade e o aumento da auto-estima.
2. CONCEITO
Disfemia, do dicionário, Gagueira - distúrbio da fala, caracterizado por contrações musculares, que ocasionam repetições ou dificuldades na articulação e propagação verbal de sílabas ou palavras.
Gagueira é o nome popular de Disfemia, também chamada de gaguez, disfemismo, disfluência, tartamudez, pselismo.
Distúrbio da linguagem, "transtorno da expressão verbal", que afeta o ritmo da fala, fazendo com que o indivíduo involuntariamente repita sílabas e/ou palavras, e/ou faça longas pausas ao pronunciar palavras e/ou frases (há