Discussões morais e provas em ética
RA: 21031213
Discussões morais e provas em ética
Paper desenvolvido durante a disciplina de Conhecimento e Ética como parte da avaliação do terceiro quadrimestre.
Professor orientador: Dr. Luis Alberto Peluso.
Universidade Federal do ABC
São Bernardo do Campo – 2014
Introdução
As discussões morais são vistas por muitos indivíduos como “perda de tempo”, como uma atividade que não agrega valor ao edifício do conhecimento e que tais discussões não passam de meras opiniões conflitivas que não terão uma solução válida. No entanto, existem argumentos racionalmente lógicos para negar tais premissas e, assim, desmentir tais falácias relacionadas à discussão moral.
O presente trabalho tem o objetivo de fornecer argumentos suficientes para que os indivíduos revejam seus préconceitos relacionados à ética, ou seja, objetivase com este paper demonstrar que a moral se discute e que existem provas em ética e, assim, comprovar que as discussões morais não são “perda de tempo” ou ainda que não são uma atividade que não agrega valor ao edifício do conhecimento, bem como demonstrar que não são mera expressão de opiniões conflitivas que não terão conclusões válidas. Tal demonstração será realizada à luz do livro “Ética para principiantes” (PELUSO, 2011), em especial do quinto capítulo e do texto “Haverá provas em ética?” (RACHELS, 2008).
Primeiramente, será realizada uma breve apresentação sobre algumas ideias acerca da ética e da moral (entendese, no presente texto, que não a distinção entre os termos ética e moral, isto é, podese tratálos como sinônimos). Em seguida, será feita uma demonstração das razões que fundamentam o objetivo deste paper.
Breve apresentação sobre