DISCUSSÃO RELATÓRIO CINÉTICA-QUÍMICA
A partir da prática realizada pôde-se notar que a concentração dos reagentes e temperatura são fatores determinantes em uma reação e estes fornecem subsídios que explicam a velocidade das reações.
Determinadas condições precisam estar presentes para que haja uma reação química, tais como: o modo adequado das colisões das partículas dos reagentes e energia cinética mínima capaz de romper essas ligações.
Os sistemas utilizados baseavam-se na reação entre o tiossulfato e o ácido sulfúrico. A reação química que ilustra esse processo é descrita abaixo:
Na2S2O3(aq) + H2SO4(aq) Na2S2O3(aq) + SO2(aq) + H2O(l) + S(l)
Conforme ocorria a reação era perceptível que uma solução esbranquiçada era formada e isso facilitou , pois pôde- se concluir que a reação havia terminado. Percebeu-se também que a solução ficou turva impedindo que visualizássemos o ponto feito em um papel colocado embaixo do tubo de ensaio e quando não fosse possível tal visualização parava-se o cronometro e o valor era obtido como fator para o tempo da reação em questão.
No decorrer da reação, ela libera uma substância chamada enxofre coloidal, por isso a solução apresentou coloração esbranquiçada e aparência opaca, no qual inviabilizava gradativamente a visualização do ponto, e quando este ponto não pôde mais ser observado, determinou-se o fim da reação. Os dados das velocidades das reações puderam ser obtidos através dos tempos nos quais foram marcados em todas as reações.
As velocidades da reações químicas está diretamente relacionada também com a concentração de uma ou mais espécies moleculares presente nos reagentes. Para aumentar a