Discussão-ensaios clínicos
ETCC, como terapia não invasiva de neuromodulação para melhorar a função cognitiva como memória e aprendizado na doença de Azheimer. Esse ensaio foi com 3 grupos com 16 ratos os quais foram induzidos ao Alzheimer com aplicação de escopolamina,o grupo 1 não recebeu tratamento , o 2 recebeu tirosina e o 3 recebeu ETCC (com intensidade 0,1ma, em 20 minutos, 2x ao dia durante 5 dias em 4 semanas
• The Effect of tDCS on Cognition and Neurologic Recovery of Rats with Alzheimer's Disease.
• Yu SH1, Park SD1, Sim KC2.
Outros estudos,F, ,Ferrucci et al, 2008;. Boggio et al, 2009, 2012.)., utilizaram as correntes anódica, catódica e sham em três sessões separadas (15 minutos,1,5ma com intervalo de 1 semana), na região temporoparietal bilateral, com 10 portadores de DA leve, a única que houve melhora foi a anódica na memória de reconhecimento, a sham(placebo) não mudou e catódica diminuiu a capacidade de reconhecimento.
um ETCC anódica no córtex temporal esquerdo e a cátodica na supra orbital direita com sessões de 48h de intervalo, com pacientes de moderado à grave, foram testados após 10 minutos de sessão até 30 minutos, a 2 ma, o objetivo foi avaliar a capacidade de reconhecimento visual e trabalho, mas só não houve efeito na memória de trabalho
• Non-invasive brain stimulation to assess and modulate neuroplasticity in Alzheimer's disease.
• Boggio PS1, Valasek CA, Campanhã C, Giglio AC, Baptista NI, Lapenta OM, Fregni F.
•
• Temporal cortex direct current stimulation enhances performance on a visual recognition memory task in Alzheimer disease.Autores: Boggio PS¹, Khoury LP, Martins DC, Martins OE, de Macedo EC, Fregni F.
Um estudo de modelação tem mostrado o papel profundo da morfologia cortical individual na determinação da distribuição do fluxo de corrente para as pessoas saudáveis e com lesões, (Datta et al.,2010,2011,2012).
Outro Estudo com a pespectiva para o futuro, Freitas 2011, mostra que a ETCC pode