DISCURSO TEXTO G NEROS E TIPOLOGIA
TIPOLOGIA
Professor: Paulo Meireles
O que é discurso?
Discurso é o espaço de materialização das ideias de um determinado grupo social, é a voz desse grupo. Em outras palavras, é o conjunto de enunciados significativos que expressam a maneira de pensar e de agir desse grupo.
Por expressar os conceitos, os valores e as crenças de um grupo, o discurso é um fenômeno social.
Exemplos: discurso da classe operária, discurso da classe estudantil, discurso da classe política.
O que é texto e contexto?
Texto é uma estrutura composta de frases e/ou imagens que se relacionam, formando um sentido completo, de acordo com o contexto em foram produzidas.
Contexto é o ambiente (social, político, histórico, cultural) ou a esfera de atuação humana em que os indivíduos interagem por meio de textos.
Assim...
Desse modo, pode-se afirmar que o texto e discurso se relacionam. O discurso reflete as diferentes “vozes”
(temas e termos) de um grupo social. O texto, por sua vez, é a manifestação individual de um determinado tipo de discurso.
Gêneros textuais (discursivos)
A produção de um texto está sempre relacionada ao objetivo da comunicação. Você certamente conhece enunciados relativamente estáveis, que circulam pela sociedade, e aos quais, como produtor de textos, recorre para se expressar. Esses enunciados podem ser caracterizados pelo emprego de certas expressões, tempos verbais, finalidade com que são produzidos, linguajar, etc.
O que são gêneros textuais ou discursivos? Gêneros textuais ou discursivos são categorias de textos que circulam em determinada esfera da atividade humana (escola, trabalho, internet, jornalismo, literatura, etc.), apresentam estrutura, temática e estilo relativamente fixos e têm a mesma finalidade comunicativa. Tipologia Textual (tipos textuais)
Tipos textuais são modos de organizar o texto.
Basicamente são cinco: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo e injuntivo (persuasivo ou instrucional). A maioria dos