Discurso sobre a origem e fudamento da desigualdade entre homens
Os grandes princípios da filosofia rousseauniana: O estado de natureza
Essa obra filosófica é continuação do Discurso sobre as ciências e as artes, onde exerce a crítica moral e política. Quando Rousseau fala de uma reforma social e política e tenta encontrar o que é natural no homem e não foi corrompido pela sociedade. Em geral entende-se por qualquer estado, movimento ou condição que provoque no homem a percepção do valor que determinada situação tem para a sua vida, suas necessidades, seus interesses.
“A definição da natureza humana é um equilíbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem, o homem natural é um ser de sensações, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele não pensa, portanto, é desprovido da imaginação necessária para desenvolver um desejo que ele não percebe”.
Aristóteles diz que”emoções é toda afeição da alma, acompanhada pelo prazer ou pela dor - sendo o prazer e a dor a percepção do valor que o fato ou a situação que se refere à afeição tem para a vida”. A partir do texto de Dallari é possível refletir inúmeros assuntos relacionados com a participação política. Poderíamos realizar uma reflexão sobre o sufrágio universal, associações e partidos políticos, sistema de governo, mecanismos de democracia direta, semi-direta ou representativa, ou ainda sobre a função das comunicações e da informática como mecanismo de participação política.