Discurso Pr Capitalista
O fato é que a lei da selva predomina nesse meio, o mais forte sempre vence, comanda, manda no mundo. Um exemplo disso é o “Sr. Estados Unidos”, o grande ditador do mundo, quase tudo o que temos ou sonhamos ter, tem digamos uma “mãozinha” norte americana. Nossas vidas foram dominadas por um padrão social totalmente diferente da nossa realidade em função das influências do país mais capitalista do mundo. Suas empresas invadiram nossos espaços urbanos e até rurais: quem nunca foi no Wall Mart, Mc Donald’s? Quem nunca bebu uma Coca-Cola?
Não só você, amigo… a verdade é que todos nós somos capitalistas, pois estamos inseridos em um sistema financeiro que privilegia o capital e molda não só nosso trabalho como nossas relações humanas e nossas escolhas do dia-a-dia.
Precisamos de dinheiro para comer, vestir, morar, ir até um local mais distante, tratar da nossa saúde, estudar e pasmem, até mesmo rezar!
E você só consegue este dinheiro com o trabalho e, mesmo que você ache seu trabalho muito fácil, ou você faça o que gosta e na verdade nem se sente trabalhando, isto é um trabalho! Até o riponga que fica sentado na calçada fazendo miçanga está trabalhando, mesmo que você olhe e diga: “Queria ser hippie e ficar sem fazer nada que nem esse cara!“… desculpa amigo, mas você vai morrer de fome achando que aquele artesanato que o hippie vende na calçada não é trabalho.
Normalmente o capitalista é taxado de egoísta e ganancioso, entre outros adjetivos menos nobres, mas não podemos esquecer que é justamente esta ganância que impulsionou e impulsiona o desenvolvimento da humanidade até hoje. O maior exemplo de como lazer virou sinônimo de consumo são os shoppings centers, um espaço destinado a "proporcionar momentos de lazer e diversão para toda a família", onde a pessoa pode encontrar tudo o que