DISCURSO DA LINGUAGEM AMBIENTAL
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
O DISCURSO DA LINGUAGEM AMBIENTAL NOS CURSOS DE BACHARELADO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NOS MUNICÍPIO DE MACAPÁ E SANTANA.
MACAPÁ-AP
2012
O DISCURSO DA LINGUAGEM AMBIENTAL NOS CURSOS DE BACHARELADO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NOS MUNICÍPIO DE MACAPÁ E SANTANA.
Anteprojeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá para o Curso de Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas.
Orientadora:
Linha de Pesquisa: Meio Ambiente e Políticas Públicas na temática Meio Ambiente, linguagem/discursos e educação.
MACAPÁ-AP
2012
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objeto de pesquisa identificar se as instituições de ensino superior que oferecem cursos de bacharelados, possuem em sua matriz curricular disciplinas sobre o meio ambiente, com objetivo de identificar o discurso da linguagem ambiental nos cursos de bacharelado. Considerando que o Ministério da Educação ao reconhecer os cursos, sempre recomenda que sejam incluídas disciplinas sobre a abordagem do meio ambiente, principalmente levando em consideração a realidade local. Pois o Estado do Amapá possui mais de 70% de sua área preservada, logo a preocupação com a formação dos diversos profissionais dos cursos de bacharelados deve conter uma discussão sensível sobre as questões ambientais.
A conjugação entre as diversas oportunidades de construção do conhecimento oferecidas pela educação formal, a partir de processos de estruturações cognitivas e afetivas dos sujeitos, poderia potencializar a compreensão das questões ambientais como questões sociopolíticas e, por conseguinte, merecedoras de um olhar crítico,