Discriminação
Discriminação quer dizer ação de discriminar; separação; distinção; discernimento. Discriminação racial: tratamento diverso dado a pessoas de raças diferentes; segregação. Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para essa palavra, o mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, política, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, que podem levar à exclusão social.
Há duas formas de discriminar: a primeira, visível, reprovável de imediato e a segunda, indireta, que diz respeito à prática de atos aparentemente neutros, mas que produzem efeitos diversos sobre determinados grupos.
A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, racismo, estado civil, religião, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Discrimina-se, ainda, por doença, orientação sexual, aparência, e por uma série de outros motivos.
Diferenças conceituais entre Discriminação, Preconceito e Racismo
Discriminar, em sentido amplo, é o ato de distinguir, separar, diferenciar. Isso nem sempre é ruim, pois por vezes é feito para se obter resultados positivos, desde que feito por critérios corretos, sendo feito de forma corriqueira no cotidiano. O sentido que se quer enfocar neste caso é a Discriminação Racial, que é totalmente repudiável e punível em nosso ordenamento. Preconceito é a idéia preconcebida, anterior, com base na qual alguém, sem tomar conhecimento devido de determinada situação, já produz uma idéia anterior sobre outra pessoa ou circunstância, seja ela positiva ou negativa. O preconceito condenável é aquele que se baseia em questão religiosa, sexual, de procedência nacional ou étnica. Porém o preconceito, enquanto apenas no plano das idéias, da cogitação, não pode ser punido. Mas quando essa idéia preconceituosa é exposta, sendo veiculada e divulgada na sociedade, aí sim essa conduta é reprovável e seu autor pode ser punido.
Racismo é uma doutrina,