Discriminação racial
O Brasil é um país de cultura escravocrata e com grande miscigenação de raças, fatores estes que contribuíram para a existência de diversidades de culturas, valores e crenças. Somando-se a isso encontramos as desigualdades oriundas dos vários anos de exploração econômica do proletariado, aos 350 anos de escravidão negra e da subseqüente abolição sem a acolhida no mercado de trabalho dos negros e sem que fossem propiciadas as condições mínimas para eles subsistissem; além das desigualdades relativas às mulheres, aos idosos e às crianças, que também foram oprimidos durante a longa conquista da cidadania no Brasil.
Após a Abolição Escravatura, assinada pela princesa Isabel em 1889, o preconceito continuou a existir na sociedade Brasileira. A pessoa de cor negra era vista e tratada como um animal irracional. No século 20, surgiu o termo Discriminação Racial, que é a especificação do tipo de preconceito que a pessoa de cor negra sofre.
2 O conceito de discriminação, racismo e preconceito
A Discriminação é atribuída a uma ação ou omissão violadora do direito das pessoas com base em critérios injustificados. Segundo Ferreira (____) define a discriminação como sendo o tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc.
Racismo é a hierarquia entre grupos humanos, que no caso em tela pode ser traduzida na pretensão da existência de uma certa hierarquia entre negros e brancos. Segundo Ferreira (_______), o racismo é a doutrina que sustenta a superioridade de certas raças, podendo representar ainda o preconceito ou discriminação em relação à indivíduos considerados de outras raças.
Preconceito é um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos. Segundo Ferreira (_______), preconceito é uma idéia pré-concebida ou mais precisamente, a suspeita, a intolerância e a aversão a outras raças, religiões e credos.