Discriminação racial
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PLANO DE AÇÃO .................................................................................................4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo, minimizar as diferenças raciais e sociais no meio escolar. Sabe-se, de acordo com pesquisas realizadas no último Censo, que a taxa de crescimento da população negra entre os anos de 2000 e 2010 foi de 2,5% ao ano. Por conta disto, o aumento de crianças, jovens e adultos afrodescendentes no meio escolar abre espaço para a discussão de um triste tema, mas ainda presente na sociedade atual: o preconceito.
DESENVOLVIMENTO
A sociedade em geral, desde o princípio, é formada por grande diversidade cultural e étnica, o que pode ser considerado um problema quando o assunto é o preconceito entre brancos e negros no meio escolar. Um estudo apontado pelo 4° Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio mostra que, em 1992 o percentual de pessoas de 7 a 14 anos que freqüentavam o ensino fundamental era de 75,3% para negros ou pardos e 87,5 para brancos. Já em 2008 os percentuais praticamente igualaram-se, sendo 94,7% de negros nas escolas, contra 95,4% de brancos. Embora os números indiquem um aumento no quadro de afrodescendentes inseridos no meio escolar, a discriminação sofrida em razão da cor da pele ainda é real na maior parte das escolas do país. Pensando nisso, foi desenvolvido um plano de ação para a diminuição deste, que ainda é um problema na sociedade atual.
[...] é a sociedade, quer queira, quer não, que educa moralmente seus membros, embora a família, os meios de comunicação e o convívio com outras pessoas tenham influência marcante no