Discriminaçao Positiva
A discriminação positiva consiste em tratar certo grupos de pessoas de forma preferencial de modo a compensá-las por terem sido vitimas de discriminação no passado. O problema é formulado da seguinte maneira: Será que as leis que favorecem umas pessoas em relação a outras são justas?
O argumento a favor diz que uma sociedade politicamente bem ordenada deve promover a igualdade entre os diferentes grupos sociais. Ora, a maneira de promover essa igualdade é dar um tratamento preferencial às vitimas de discriminação anterior. Logo essas pessoas devem ser tratadas de forma preferencial.
O argumento contra diz que tratar alguns grupos de pessoas de forma preferencial gera novas desigualdades. Logo, não se deve combater desigualdades passadas com novas desigualdades, a discriminação positiva acaba por violar o principio da igualdade de oportunidades e o principio de que ninguém deve ser discriminado em função da raça, sexo, religião ... ,estas desigualdades acabam também por gerar um ressentimento social e um sentimento de injustiça que podem ser perigosos.
Embora eu ache que não deviam de haver desigualdades, essas desigualdades têm sempre de existir acho que faz parte da sociedade e nem todos pudemos ser iguais, embora nos digam sempre que temos os mesmos direitos isso é falso. Porque em várias situações não é isso que acontece, existe um exemplo em que uma rapariga com uma média razoável não consegui entrar na universidade e pessoas com uma média mais baixa à dela entraram, apenas porque eram de uma minoria, como é obvio isto é errado e para mim não têm sequer lógica porque se a rapariga têm uma média superior claro que têm o direito a entrar. E embora o que a universidade esteja a tentar fazer seja tornar uma escola mais diversificada e com diferentes etnias não o deve fazer, a etnia ou a raça não devem ser usados como fator de admissão, assim está a violar os direitos desses candidatos que são discriminados por motivos alheios. A