Discos Rígidos e Unidades Ópticas
Alex alexmaxmos@gmail.com Flávio Miranda de Souza flaviomirandadesouza@gmail.com Victor Magalhães Pacheco
Cairo cairobel@hotmail.com Denis Ricardo
Faculdade Tecnológica do Nordeste – FATENE
Resumo A tecnologia tem avançado a cada dia, e a todo o momento surgem novas formas de armazenar informações, neste artigo iremos tratar sobre este assunto tão complexo começando da estória desde as primeiras formas de armazenamento de dados como cartões perfurados, fitas magnéticas, até os atuais SDDs, falaremos de suas aplicações práticas e arquiteturas.
Além do armazenamento, falaremos ainda de outro segmento, o de gravação destas informações em mídias através de unidades ópticas, na qual abordaremos também sua história e arquitetura.
1. O Armazenamento de dados desde suas primeiras formas até os dias atuais.
Antes mesmo da existência de Cristo, o homem sentiu necessidade de armazenar informações, as primeiras formas de armazenamento aconteceram a cerca de 18.000a.C., quando o homem desenhou nas rochas do vale de Côa, no nordeste de Portugal.
Figura 1 - Escrita na rocha
Dessa época para os dias atuais, a forma de armazenar informações só tem evoluído, mas deixemos de falar dos tempos mais antigos e falaremos de uma época um pouco mais recente, uma das primeiras maquinas a armazenar dados foi inventada em 1801 pelo mecânico francês Joseph Marie Jacquard, a máquina tinha a única e exclusiva função de tecelagem e os padrões eram armazenados em cartões perfurados.
Figura 2 – Máquina de tecelagem
Poucos anos depois Charles Babbage, um matemático inglês, financiado pelo governo inventou a máquina diferencial analítica, que era capaz de processar números que iriam além da vigésima casa decimal.
Figura 3 – Máquina diferencial analítica
Já em 1890, Hermann Holerith baseando-se na idéia de Babbage e aperfeiçoando os cartões perfurados inventou uma máquina para processar os dados do