Discos de Corte
São ferramentas abrasivas utilizadas para o corte de diversos tipos de materiais ferrosos como aço, ferro fundido, em forma de barras, tubos, placas, chapas e perfis. Comparado com serras de aço, o corte com discos abrasivos é tanto mais vantajoso, quanto mais duros e tenazes forem os materiais. Podem ser utilizados em máquinas portáteis ou estacionárias.
MÁQUINAS PORTÁTEIS
Também conhecidas como máquinas manuais, são utilizadas com discos de até 230mm / 9” de diâmetro e podem ser elétricas ou pneumáticas. Estas máquinas exigem que o operador tenha muita atenção e firmeza durante a operação para evitar flexão e quebra do disco.
MÁQUINAS ESTACIONÁRIOS CUT-OFF
O disco é montado sobre um eixo e este, por sua vez, forma parte de um braço oscilante sobre o qual se atua para que o disco avance sobre a peça. Normalmente são máquinas de acionamento manual, porém em alguns casos o braço é acionado hidraulicamente. Alcançam capacidade de corte de aproximadamente 50mm de diâmetro em barras maciças e 100mm em tubos. Para maiores diâmetros são aconselháveis outros tipos de máquinas. Estas máquinas usam em geral discos de Ø250mm a Ø450mm.
MÁQUINAS ESTACIONÁRIOS OSCILANTE
Este tipo de máquina está equipada com um mecanismo que produz um movimento oscilante ao disco. Com isto se consegue reduzir o arco de contato e ampliar o corte de maiores secções, com um menor diâmetro de disco. Estas máquinas são equipadas com disco de 350 a 850mm de diâmetro e com elas é possível cortar barras de até 300mm de espessura.
MÁQUINAS ESTACIONÁRIOS HORIZONTAL
Nestas máquinas o disco e a peça deslizam horizontalmente. Existem também máquinas de disco móvel e disco fixo, nas quais a peça a cortar permanece, respectivamente, fixa ou móvel. As máquinas de disco móvel são geralmente de grande capacidade, empregando disco de 800mm de diâmetro e são usadas para o corte de chapas, barras e grandes perfis. Já as de disco fixo são de pequena capacidade, usam disco de 300 ou 350mm de