Disco embrionario trilaminar
Grandes mudanças ocorrem no embrião com a sua passagem do disco embrionário bilaminar para um disco embrionário trilaminar, composto de três camadas germinativas. Este processo de formação de camadas germinativas é denominado gastrulação.
Gastrulação é um processo de ingressão e involução de células, que transforma o disco embrionário bilaminar em um disco trilaminar, composto por endoderma, mesoderma e ectoderma.
A gastrulação se inicia por volta do 15ª dia a partir do surgimento da linha primitiva.
A linha primitiva é uma estrutura formada a partir de células do epiblasto que migram para o plano mediano do disco embrionário. A linha primitiva é composta de fenda primitiva (ao longo do eixo crânio-caudal do embrião), fosseta primitiva e nó primitivo (na região mais cefálica do embrião), todos derivados do epiblasto. A linha primitiva estabelece o eixo longitudinal e a simetria bilateral do disco embrionário.
As células migram da linha primitiva para as bordas do disco embrionário, onde se juntam ao mesoderma extra-embrionário que recobre o âmnio e o saco vitelino. Ao final da terceira semana, existe mesoderma entre o ectoderma e o endoderma em toda a extensão, exceto na membrana orofaríngea, na linha média ocupada pela notocorda (derivada do processo notocordal) e da membrana cloacal.
Elas migram a partir da linha primitiva para formar o mesoblasto, que logo se organiza para formar o mesoderma intra-embrionário. Algumas células mesenquimais da linha primitiva migram lateralmente e cefalicamente entre o endoderma e o mesoderma, até alcançarem as bordas do disco embrionário. Essas células são contínuas com o mesoderma extra-embrionário, que cobre o âmnio e o saco vitelino. Ele deriva do endoderma e do saco vitelino.
Células do epiblasto que ingressam pela fosseta primitiva e migram cefalicamente geram a placa precordal (primórdio da membrana bucofaríngea) e o processo notocordal (tubo denso na região medial).