Disciplina
1) COM QUAIS TEORIAS DISCUTE DA SILVA? O QUE CRITICA DE CADA TEORIA?
R: Da Silva discute com as teorias críticas de educação e aponta que estas demonstram que existe uma conexão entre a divisão social do trabalho e a estrutura e o funcionamento da educação. Porém, Da Silva enfatiza que apesar de toda a literatura existente sobre a crítica á educação , denunciando a estrutura e o funcionamento, existe um pacto entre esta e o ideário educativo liberal.
2) QUAL É A NOÇÃO DE QUALIFICAÇÃO EM MARX?
R: Em Marx não existe nenhuma referência a este conceito,porém, sua definição está implícita na descrição que faz a cerca do modo de produção capitalista e o que isto implica em termos de desqualificação.
3)QUAL DEVERIA SER O CENTRO DA ANÁLISE QUANDO SE TRATA DA RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO?
R: Segundo Da Silva, o que realmente deveria estar no centro de análise da relação entre trabalho e educação seria a maneira pela qual estão implicadas no centro desta discussão o trabalho manual e o trabalho intelectual.Significa que a discussão não deve ocorrer em torno de qualificação/desqualificação e sim na maneira que acontece a divisão entre os trabalhos manual e intelectual, que estão diretamente relacionados à divisão de classes.
4) O QUE OPINA DA SILVA DO TRABALHO DE E RUMBERGER?
R: Da Silva diz que o trabalho de Levin e Rumberger corrobora para uma visão em que a educação deva atender as necessidades do capital formando mão de obra .Já Da Silva opina afirmando que existe uma ingenuidade no papel que é atribuído à educação e ao trabalho.