Disciplina do homem e sociedade
A sociedade é uma comunidade interdependente e pode ser definida ainda como um grupo de pessoas que vivem juntos numa comunidade organizada. Ela pode ser vista como um grupo com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo com um objetivo em comum. Não é uma delimitação física que pode definir uma sociedade, pois, num mesmo país, cidade, ou continente pode haver diversos tipos de sociedade. Numa sociedade, os indivíduos compartilham as mesmas ideias, crenças, tradições, cultura, etc.
A vida em sociedade é natural da espécie humana e, no mundo, existem diversas sociedades. Esse relacionamento existe porque há uma necessidade de atendimento a diversos interesses que podem ser econômicos, políticos, culturais, familiares, religiosos. O homem está sempre procurando o agrupamento, é algo natural e tendencialmente, procuram pertencer a um grupo social, seja a família, a escola, o trabalho, ou seja, buscamos sempre o convívio social. Em um grupo, os indivíduos demonstram que é necessário que todos participem de alguma forma do conjunto de valores e que as normas devem valer para todos. Os que não seguem as normas e os valores pré-estabelecidos recebem um tipo de punição moral, psicológica.
As diversas sociedades existentes podem ser classificadas em abertas, fechadas, com estado e sem estado. As sociedades abertas são aquelas que se apresentam de forma democrática. O governo é tolerante e quanto aos mecanismos políticos são transparentes e flexíveis. O Estado não mantém segredo para si mesmo, nela cada cidadão forma sua própria opinião sobre a realidade e para isso é necessário haver liberdade de expressão de pensamento, manutenções de instituições legais e culturais. A sociedade aberta deve ser individual e multicultural para que possa selecionar o maior número de ponto de vista em relação aos seus problemas. Os cidadãos tomam decisão sociopolítica em relação aos poderes de Estado.
No mundo existem muitas formas