DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SANTA INÊS – CESSIN
CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO
DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA
ESTUDO DIRIGIDO
PATRÍCIA OLIVEIRA QUARESMA
PROFESSOR (a): LORENA QUEIROZ
SANTA INÊS – MA
2014
1
PATRÍCIA OLIVEIRA QUARESMA
ESTUDO DIRIGIDO
Estudo Dirigido apresentado à Disciplina de Semiologia do 4º Período de Enfermagem B. – da Universidade Estadual do Maranhão, como critério de aprovação.
SANTA INÊS - MA 2014
2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. DESCRIÇÃO DO CASO (ANAMNESE) 03
3. DIAGNOSTICO MÉDICO 05
4. PRESCRIÇÃO MÉDICA 05
5. DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM 05
6. PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM 06
7. INTERVENÇÕES DA ENFERMAGEM 06
8. EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM 06
9. RESULTADOS ESPERADOS DO PACIENTE 06
10. BIBLIOGRAFIA 07
3
INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste trabalho é o estudo de caso de um paciente com apendicite aguda. O apêndice é um pequeno anexo semelhante a um dedo com cerca de 10 cm de comprimento, ligado ao ceco, logo abaixo da válvula ileocecal. Este se enche de alimento e esvazia-se regularmente no ceco. Apendicite é a inflamação do apêndice cecal (uma estrutura vermiforme que sai da primeira porção do intestino grosso), causada habitualmente por um pequeno bloco de fezes endurecidas (fecalito) que obstrui o apêndice. Este fica inflamado e edemaciado como resultado de uma torção ou obstrução, possivelmente por um fecaloma, tumor, ou corpo estranho.
O estudo de caso realizado no Hospital Thomaz Martins da cidade de Santa Inês - MA, com os alunos do 4º período da graduação em Enfermagem na Universidade Estadual do Maranhão, com um paciente Pós-cirúrgico de Apendicectomia, com consentimento do entrevistado, respeitando os princípios éticos contidos na