Discente
Em vários ramos da ciência, principalmente nas ciências biológicas, não é nada incomum vermos os termos hereditário e genético tratados como sinônimos, utilizados nas mesmas situações e de forma perfeitamente intercambiável. Tecnicamente falando, contudo, essa liberdade não existe, e seu uso pode acarretar uma série de mal-entendidos, alguns definitivamente sérios. Na maioria dos casos, o hereditário (do latim heres, herdeiro) é também genético (a partir do grego γεννα, “família”), mas há situações em que o objeto, caráter ou fenômeno pode ser genético sem ser hereditário, e outras em que pode ser hereditário sem ser genético. No presente trabalho vamos ver a destinção, a relação e a importancia que existe entre os dois termos.
2. A Genética e a Hereditariedade
A Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração em geração. A hereditariedade é a herança genética que recebemos de nossos antepassados, não apenas de nossos pais pode advir de várias gerações anteriores, podem ser características físicas ou, até mesmo, algumas patologias. Daí o esclarecimento e prova de os filhos se parecerem com os seus pais, avós, tios e até parentes mais distantes.
Um exemplo conhecido é o cruzamento de ratos brancos de pelo liso com ratos pretos de pelo eriçado. Os descendentes nascerão pretos e com o pelo eriçado. Isto acontece porque os genes da cor preta e do pelo eriçado serem dominantes. Porém os genes da cor branca e do pelo liso fazem parte da sua herança. Se na idade adulta este ratos pretos se cruzarem com outros pretos mas que possuam também um gene da cor branca e outro do pelo liso, se a herança determinar estes mesmos genes paternos e maternos a prol será novamente ratos de cor branca e pelo liso, características de um dos seus avós.
3. Principais patologias de origem genética: * Síndrome de Down (acidente genético) * Talassemia (desordem hereditária) *