Dirigir
A terceira função definida por Fayol é Comandar. Essa função foi definida para orientar e dirigir a organização. Se a empresa encontra obstáculos durante sua trajetória, caberá ao administrador dirigir ou orientar a organização para traçar o objetivo em busca de bons resultados.
“Henri Fayol define Comandar. dirigir e orientar o pessoal.” ( CHIAVENATO, 81, 2003).
Dirigir e orientar o pessoal são um ato de liderar. A liderança não é determinada por delegação e sim a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas que deixam ser conduzidas. O líder é formado por pessoas que influenciam, motivam outros seres humanos em um determinado ambiente. Através dessa coordenação são formadas equipes em prol de um objetivo a fim de serem alcançados os melhores resultados. Liderança é uma posição de influência. Nesse cargo não é preciso ser perfeito para desempenhar o papel, mas é necessário ter uma convivência com os integrantes da equipe, conhecer seus talentos para que possam ser reconhecidos. A equipe precisa de incentivos para desenvolver suas funções com perfeição. O líder deve ser sincero, usando sua autoridade e poder para administrar com competência para que a equipe possa vê-lo como superior. É necessária essa convivência com o líder, uma pessoa que incentive, que orienta, auxilia na forma de trabalhar. Assim é possível alcançar os objetivos exigidos pela organização da melhor maneira de serem desenvolvidos.
“Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados.” (ARAÚJO, 170, 2004).
Entre os quatorze princípios da administração consta “ Unidade de Comando. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o principio da autoridade única.” (CHIAVENATO, 83, 2003)
Cadeia de comando ou cadeia escalar é a linha de autoridade formal de uma organização. Geralmente as empresas utilizam o organograma em que