Direção na administração
“É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”
Significa liderar, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. É o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos.
De nada adianta um bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem orientação e coordenação adequadas. Os meios de direção são: a emissão de ordens; instruções; comunicação; motivação; liderança e coordenação.
O processo de decisão segue a seguinte forma: * Reconhecer o problema; * Elaborar alternativas; * Avaliar alternativas; * Escolher e implantar a alternativa; * Avaliar os resultados.
“Tarefa é um trabalho que se há de concluir em determinado tempo; serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho de qualquer trabalho.”
BASES DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL NAS ORGANIZAÇÕES
O comportamento humano é caracterizado por um conjunto de condicionamentos e aprendizados que afetam sistematicamente as interações sociais e profissionais, mantidas no ambiente de trabalho. As experiências fora da empresa, a classe social e a categoria profissional a que pertence, fornecem dados comportamentais para a ação do indivíduo. Um dos grandes desafios do administrador contemporâneo é obter a participação de seus colaboradores no trabalho. Ao administrador de hoje cabe o desafio de desenvolver uma percepção e uma abordagem integrativa, que lhe permita obter resultados lidando com equipes constituídas de pessoas muito diversas.
Para que uma pessoa possa participar com seu trabalho no desenvolvimento organizacional, é preciso que o trabalho lhe proporcione desenvolvimento abrangente como ser humano. Além do aspecto profissional, é preciso levar em conta a personalidade e as aspirações do colaborador.
As pessoas “levam” para as organizações as suas características. Algumas podem ser