Direção Empresarial
Após planejar e organizar a ação empresarial, a função de direção é o próximo passo, esta constitui a terceira função administrativa. O papel da direção é fazer a empresa funcionar, acionando e dinamizando a empresa.
A organização é constituída essencialmente por pessoas. Os recursos organizacionais constituem a plataforma sobre a qual as pessoas trabalham. As pessoas serão admitidas para seus cargos, treinadas, avaliadas... elas precisam conhecer tudo o que se esperam delas e como deverão desempenhar seus cargos. Precisam ser guiadas, motivadas e estimuladas a aprender cada vez mais. A função de direção esta relacionadas diretamente com os objetivos a serem alcançadas através da atividade das pessoas da organização. A função de direção de preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos. Esta é consequência da ação humana.
A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais, ela trata de relações humanas. Para a eficácia do planejamento e da organização é necessário também organização, que é dada através da comunicação, liderança e motivação. Esta é a função do administrador, liderar, comunicar, motivar, gerir, conflito, e tudo aquilo que passa influenciar os seus subordinados para que se comportem de acordo com as expectativas e alcançar os objetivos da organização.
Participantes da organização.
Num ponto de vista restrito, são participantes das empresas os proprietários, administradores e colaboradores. Porem dentro de um ponto de vista mais amplo, a moderna conceituação da empresa são participantes ou parceiros são:
• Acionistas ou investidores: que contribuem com o capital de risco e investimentos e tem como expectativas lucros e dividendos.
• Colaboradores: contribuem com trabalho, esforço, conhecimento, e competência. Suas expectativas são: salários, benefícios, retribuição e satisfação.
• Fornecedores: contribuem com matérias-primas, serviços, insumos básicos,