Direção empresarial
Direção é a terceira função Administrativa dentro de uma Empresa. Após definido já o Planejamento e feito a Organização (sistemas sociais constituídos por pessoas) com seus departamentos e responsabilidades, o trabalho da Direção é acompanhar os resultados e fazer com que se atinjam os objetivos e metas definidos no Planejamento. A Direção é uma função Administrativa, onde suas principais funções estão ligadas a relações interpessoais e seus subordinados. Estas principais funções são a comunicação, liderança e a motivação de pessoas.
A Direção é uma das funções mais complexas, pois envolve muito mais a parte de influenciar pessoas com sua liderança, motivação, orientação e acompanhamento de resultados do que propriamente a parte técnica que necessita para as atividades a serem desempenhadas para se chegar ao resultado esperado.
Antigamente uma Organização se dizia que era composta somente pelos seus colaboradores diretos, ou seja, funcionários da empresa:
Proprietários – donos da empresa, acionistas;
Administradores – a parte da liderança (Gerentes, Supervisores e Lideres);
Colaboradores – funcionários operacionais, os que “põe a mão na massa”.
O conceito de Organização hoje em dia mudou, pois existem também os colaboradores indiretos, ou seja, os que não trabalham diretamente para está empresa, porem são clientes e fornecedores para ela:
Acionistas e Investidores – são as pessoas ou organizações, podendo serem os donos ou não, que fornecem meios financeiros (capital) para se conseguir o negócio;
Colaboradores – funcionários diretos da empresa, desde o nível hierárquico mais alto até o funcionário da operação.
Fornecedores – são os fornecedores de entrada (como capital) e os fornecedores de recursos (como matéria-prima, recursos humanos, tecnologia);
Clientes e Consumidores – são as pessoas que compram o produto ou serviço realizados pela determinada empresa.
Com o novo conceito as Organizações deixaram de ser somente