Diretórios Linux
Diretórios básicos de uma máquina Linux: isto é o que aparece no diretório principal. Porém devemos lembrar nem todos são reais no sentido de conter arquivos, alguns são despositivos, outros são processos que estão rodando alguns partições normais e outros podem ser diretórios remotos de outras máquinas na rede.
Estes são os diretórios mais comuns e o que eles contêm.
/bin
Contém arquivos executáveis (binários ou scripts indiferentemente) que podem ser executados por usuários (que não são root ou superusuário). Estes são os programas mais freqüêntes e/ou mais comuns.
/boot
Estes são os arquivos de boot tais como o Kernel do Linux. Na verdade muito pouca coisa fica aqui, as configurações e drivers ficam em outros lugares. É muito comum que este diretório corresponda a uma pequena partição mas as distribuições mais recentes não fazem mais isto automáticamente.
Eu acho que era uma partição separada para poder dar boot sem nenhum driver e poder recuperar de algum problema grave. Parece que isso não é mais funcional e muita gente usa o Kurumim para essas emergencias.
/dev
Este é um diretórios que na verdade contém dispositivos. Aparece um arquivo chamado /dev/fd0 mas na verdade esse é o nome do driver de disquete primário (A:). Mas cuidado, este não pode ser usado, para usar primeiro tem que montar em /mnt/floppy para que aí apareça o conteúdo do floppy. Tem mais uns detalhes estranhos: o /dev/fd0u1440 é o mesmo driver mas já informando que quero usar com capacidade de 1440k bytes. (em algumas distribuições é /dev/fd0h1440)
/etc
Arquivos de configuração de seu computador local.
/home
Diretórios contendo os arquivos dos usuários.
/lib
Bibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e módulos do kernel.
/lost+found
Local para a gravação de arquivos/diretórios recuperados pelo utilitário fsck.ext2. Cada partição possui seu próprio diretório lost+found.
/mnt
Ponto de montagem temporário.