Diretório Ativo e DNS
Diretório Ativo é inteiramente compatível com o DNS. DNS e Diretório Ativo usam a mesma estrutura hierárquica de nomes, de tal forma que domínios e computadores possam ser representados como objetos do Diretório Ativo e ao mesmo tempo domínios DNS com seus recursos. A utilização de esquema DNS, facilita localização de objetos na rede e agiliza o processo de Logon, por isso, a Microsoft substituiu o netbios pelo dns trabalhando a facilidade de endereços IP (ou seja, sockets de IP cliente servidor). O processo de identificação usado por uma aplicação é através de hosts name. A aplicação envia o nome e uma maquina dedicada, faz a conversão deste nome para um endereço ip válido. Neste processo de identificação existem os um arquivo chamado host. Este arquivo contém associações entre endereços ip e hostnames. Outro processo de ou Resolução de Nomes é chamado DNS.
Pequena História do DNS.
Os primeiros identificadores de endereço IP da internet foram os HOSTS.TXT (pequeno conjunto de computadores dedicados a resolver nomes de endereços válidos). O arquivo HOSTS.TXT era utilizado para resolver nomes de host para endereços de IP de todos os computadores da ARPANET.
Exemplo:
People – 200.2016.0.3
Microcamp -198.226.14
O arquivo original era atualizado a cada uma ou duas semanas. Este Hosts.TXT, era copiado para outros computadores da Arpanet, isso garantia que todos os pudessem estabelecer comunicação entre si através dos nomes, resolvendo-os para seus IPs equivalentes. O rápido crescimento das redes tornou inviável o uso HOSTS.TXT. Foi criado então DNS, conjunto de protocolos e serviços em uma rede TCP/IP que permite aos usuários da rede utilizar nomes amigáveis para se comunicar com aplicações e computadores em vez de ter que se lembrar de e usar endereços de IP.
DNS enquanto aplicação.
DNS é uma aplicação cliente/servidor. Essa aplicação informa ao serviço solicitante o endereço IP de um nome. Para uso desse serviço exige-se um