Diretrizes para leitura
Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos
O estudante encontra muita dificuldade em compreender corretamente os textos teóricos. Na pesquisa teórica o raciocínio é quase sempre dedutivo. Todo texto porta uma mensagem que é concebida e codificada por um autor e destinada a um leitor, que para aprende-la precisa descodifica-la. Por isso há varias interferências culturais e sociológicas que podem interferir na objetividade da comunicação do homem, seja ele o autor ou o receptor. Por isso é necessário aproveitar ao máximo a leitura.
1. Delimitação da unidade de leitura
Totalidade de sentido, um capitulo, uma seção, um livro todo, um DVD, uma unidade que faça sentido para que se possa trabalhar sobre ela. Deve ser feito por etapas mas de maneira continua e sem intervalo de tempo muito grande entre eles.
2. Analise textual
Primeiro contato com a unidade de leitura. Atividades preparatórias para depois analisar profundamente o texto, como por exemplo conhecer o autor, quem ele era, onde ele viveu, autores relacionados, que ideias ele defendia, fatos históricos, entre outras coisas. Vocabulário é de grande valia também, saber sobre os conceitos e os termos que vão aparecer para que elimine ambiguidades. Possível também esquematizar o texto, para que seja possível ter uma visão de conjunto da unidade, dando suporte ao raciocínio.
3. Análise temática
Após essas etapas vem a compreensão da mensagem global do texto. Procura saber o tema ou o assunto da unidade, da problematização do tema, o que o provocou a escrever sobre isso, como é que ele respondeu à dificuldade antes levantada. Bom fazer um resumo ou síntese do texto. E um organograma logico.
4. Análise interpretativa
Agora que entra sua interpretação como leitor diante das ideias do autor. Interpretação em sentido restrito, compreensão profunda sempre respeitando as ideias do autor. Busca unir a ideia do autor com a cultura que daquela área que está falando/abrangendo.