Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio – DCNEM se constituem num conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados na organização pedagógica e curricular de cada unidade escolar. Tendo em vista vincular a educação com o mundo do trabalho e a prática social, consolidando a preparação para o exercício da cidadania e propiciando preparação básica para o trabalho (art. 1)
A organização curricular de cada escola será orientada pelos valores apresentados na Lei 9.394, a saber:
os fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; CIDADANIA os que fortaleçam os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca. (art. 2)
A prática administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino e de suas escolas, deve ser coerente com princípios (art. 3):
Estéticos (Estética da Sensibilidade): estimular a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade, a afetividade, bem como facilitar a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o imprevisível, conviver com a diversidade, valorizar a qualidade, a delicadeza, a sutileza, as formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo e fazer do lazer, da sexualidade e da imaginação um exercício de liberdade responsável.
Políticos (Política da Igualdade) : o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania, visando à constituição de identidades que busquem e pratiquem a igualdade no acesso aos bens sociais e culturais, o respeito ao bem comum, o protagonismo e a responsabilidade, o combate a todas as formas discriminatórias e o respeito aos princípios do Estado de Direito na forma do sistema federativo e do regime democrático e republicano.
Éticos (a Ética da Identidade): superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da