Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio
Departamento de Química
Disciplina: Temas Estruturadores
Para o Ensino de Química III
Professor: Gladston
Aluno: José Emerson Oliveira Rosa
Resenha crítica sobre: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
15 de Dezembro 2012, Itabaiana-Se.
Resenha crítica do texto: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Os PCNS foram criados com propósito de regulamentar a base curricular nacional e organizar o ensino médio também provocar debates sobre essa regulamentação e seus cumprimentos.
Procurando analisar os referentes dados e criar novas soluções, experiências, expectativas e inquietudes existentes no ensino médio. Esse texto tem como objetivo principal, mostrar a contribuição dos PCNS para a resolução de problemáticas reais existentes na sala de aula, assim como, mostrar a importância ao professor, da escola, e do ambiente educacional na formação de cidadãos capacitados para adentrar ao mercado de trabalho, de consciência crítica perante a sua localidade e acima de tudo: indivíduos de boa índole que se acrescentam positivamente em meio a sociedade em que vivem.
“As visões, fantasias e decisões sobre o próprio corpo e saúde, base para um desenvolvimento autônomo, poderão ser mais bem orientados se as aprendizagens da escola estiverem significativamente relacionadas com as preocupações comuns na vida de todo jovem: aparência, sexualidade e reprodução, consumo de drogas, hábitos de alimentação, limite e capacidade física, repouso, atividade, lazer. ” (pág. 81)
De acordo com o parágrafo acima devemos concordar com essas idéias, toda escola necessita de acontecimentos extra aula, como feira de conhecimentos, comemorações culturais, realização de jogos internos, gincanas e outros eventos que trabalham temas do