Diretriz de Hipertensão Arterial Sistemica
NUTRIÇÃO CLÍNICA I - DOENÇAS CARDIOVASCULARES (2012-2)
PROFA Sandra Mary Lima Vasconcelos
Aluno (s): ELIZABETH ROSE NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE
Estudo dirigido: VI DBHAS, 2010Quais são os fatores de risco para HAS?
R= Os principais fatores de risco são: Idade, Gênero e Etnia, Excesso de peso e Obesidade, Ingestão de sal acima do preconizado, Ingestão de álcool elevada, Sedentarismo, Fatores socioeconômicos desfavoráveis, Genética, entre outros.
Quais são as principais recomendações não medicamentosas para prevenção primária da HAS?
R= A prevenção primária da HAS deve ser iniciada na infância para que se perpetue durante toda a vida hábitos de vida saudável como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, incluindo maior ingestão de potássio e controle do consumo de sódio. O controle sobre o álcool e tabagismo deve ser controlado e se possível, eliminado.
Qual é o método de diagnóstico da HAS? Quais os níveis pressóricos significam HAS?
R= A aferição da pressão arterial corresponde ao principal método para diagnóstico da HAS. Este procedimento de aferição é simples e de fácil realização. As principais condutas devem ser:
Preparo do Paciente
-Explicar o procedimento, abrindo espaço para tirada de dúvidas antes ou depois, nuca durante;
-Deixá-lo em repouso por 5 minutos em ambiente calmo;
-O indivíduo não deve estar com a bexiga cheia, ter praticado exercícios antes da verificação, ter ingerido bebida alcoólica, café ou alimentos e ter fumado a pouco tempo (30mim a 1h).
Uso de Técnica Padronizada
- O paciente deve estar na posição sentado, pernas descruzadas, pés apoiados no chão, recostado na cadeira e relaxado. O braço deve estar libre de roupas e na altura do coração, apoiado com a palma da mão voltada para cima com cotovelo levemente fletido.
Equipamento Calibrado
-Esfignomanometro e Estetoscópio ou Equipamento digital.
Os níveis pressóricos que significam HAS para