Diretor
Considerando a cadeia de suprimentos de uma loja de fast-food como demonstrado na figura abaixo, podemos identificar que esta é do tipo híbrida, ou seja, envolve etapas em que o processo é empurrado e etapas em que o processo é puxado. Os processos empurrados, que estão compreendidos nas primeiras etapas da cadeia, são caracterizados por uma linha de produção sem uma demanda (solicitação prévia) a jusante. Isso significa que esses processos independem do pedido de clientes para que eles sejam iniciados. No caso demonstrado abaixo essas etapas do processo estão dentro da caixa azul enquanto a etapa dentro da caixa vermelha é definida como processos puxados, uma vez que eles são iniciados a partir da solicitação do cliente. Em suma, a fase em que há o preparo do hambúrguer e a montagem dos sanduiches padrões ocorre através de uma antecipação a um pedido e esse produto é estocado. A partir do momento em que o cliente solicita um determinado sanduiche personalizado, inicia a fase de montagem do mesmo, caracterizando assim a fase em que a cadeia de suprimentos é puxado por uma solicitação do cliente.
Cabe ainda ressaltarmos, para melhor compreensão do processo os ciclos na cadeia de suprimentos.
Ciclo de pedido do cliente: nas etapas puxadas o pedido do cliente dá início ao processo de confecção do produto solicitado. Já nas etapas empurradas os pedidos consomem um estoque que já havia sido produzido em antecipação.
Ciclo de reposição: esse ciclo é bastante evidente nos processos empurrados, em que os produtos são repostos aos estoque previamente estabelecido.
Ciclo de manufatura: compreende a fase de manufatura do produto e que no caso dos processos empurrados ocorre antes de uma solicitação do cliente e nos puxados em seguida a solicitação do cliente.
Ciclo de aquisição: compreende a fase de aquisição dos insumos para manufaturar o produto final a ser consumido pelo cliente. Segue a mesma lógica dos processos de manufatura, ou seja,