Diretor de arte
Criar e comunicar conceitos visuais para um determinado público: esse é o papel do Diretor de Arte. O termo direção de arte é usado no Cinema e na Publicidade. Ele consiste na direção da linguagem visual de algo que vai ser comunicado. O Diretor de Arte traduz o conceito criativo em peças que irão compor uma campanha, no caso da publicidade. “No cinema e na televisão o ofício se torna ainda mais dinâmico. Não se trata de um layout estático, mas do movimento contínuo dos frames: cada quadro é um layout e o diretor de arte coordena diferentes elementos visuais, que combinados, resultam na estética desejada”
O faz um diretor de arte?
O diretor de arte desempenha função primordial na área de criação, tanto em agências de publicidade e promoções, quanto em estúdios de design, editoras e agências de marketing direto. Sua responsabilidade é criar os visuais para os impressos realizados pelos vários setores de atuação.
O diretor de arte é responsável, ao lado do redator, por criar caminhos de comunicação e conceitos interessantes para campanhas publicitárias digitais e suas ramificações.
Boa parte de seu trabalho inclui a criação do conceito visual de campanhas (sites, banners, newsletters, redes sociais, filmes e ações, por exemplo).
Durante a execução de uma ideia, o diretor de arte pode solicitar a ajuda de seus assistentes. Em algumas agências, a dupla de criação (diretor de arte e redator) é também responsável por apresentar o projeto ao cliente e à equipe interna.
No contexto atual de mercado, o diretor de arte é a ponta de lança de um esforço de marketing, cuja finalidade é vender o produto/serviço produzido pelo cliente das agências. Ponta de lança significa o último elo numa cadeia de planejamento, constituído pela criação de imagens comunicativas de alto impacto, capazes de modificar o comportamento do consumidor-alvo em relação ao produto ou serviço