Direto
A pesquisa “Compliance tributário no Brasil - As estruturas das empresas para atuar em um ambiente complexo” foi realizada por meio de questionário onCline, entre agosto e setembro de 2013, e contou com a participação de 124 líderes da área fiscal de empresas, em grupos representativos dos mais diferentes portes e setores.
O texto fala sobre as dificuldades que envolvem as regras do fisco, fazendo com que as empresas adotem uma governança tributaria, onde envolve os procedimentos de coordenação, controle e acompanhamento das politicas tributarias. Diz também sobre a necessidade de uma modernização da legislação do Pais.
O texto mostra que o Brasil tem muito o que avançar no que se diz respeito a valorização do profissional na estrutura de compliance das organizações, que maior parte é comandada por um gerente que se refere ao gerente financeiro. A maioria dos lideres de compliance tributário é formado em contabilidade, em empresas que haja consultoria tributaria é preciso também a presença de um graduado em Direito.
Pensando como um futura contadora, para atuar nesse cenário é preciso formação e acima de tudo paciência, pois é um mercado de trabalho relativamente recente que cresce de acordo com a evolução das empresas. Uma área que é necessário interagir em todas as outras áreas de negócios.
Para estar no caminho de Compliance, devemos ter ética, boa conduta e aplicação das melhores pratica, ajudar a instituição a detectar os maiores riscos e a trabalhar com os profissionais, que é o seu maior bem.
Sendo assim, nos tornaremos um ótimo profissional em Compliance.
Cleidiana de Moraes Secato.
31 de outubro de