Diretio publico e privado
INTRODUÇÃO AO DIREITO PUBLICO E PRIVADO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a disciplina de introdução ao direito publico e privado, esta disciplina mostra complexidade que é o direito. O direito é o produto da convivência social, ou seja, a harmonização da sociedade que busca o direito. O direito é elaborado pelos governantes e aplicado em toda sociedade, como forma de coibir praticas irregulares. Além disso, vou destacar a evolução da humanidade e a onde ela pode chegar com sua constante evolução.
As fontes de direito são as origens do direito, ou seja, de onde ele provém. São elas a lei, os princípios, os costumes, a jurisprudência, a analogia e a doutrina. Neste trabalho vou conceituar e exemplificar a lei, os princípios e os costumes, dizendo o que cada uma é, e sua aplicação na sociedade.
O direito publico e privado se divide em vários outros ramos de direito. Neste trabalho vou destacar o direito penal e o direito civil, fazendo um breve resumo sobre e escrever um pouco sobre o direito não-governamental. O direito penal é um ramo do direito publico que define, tipifica e sanciona os crimes e as contravenções. O direito civil é o principal ramo do direito privado, este serve para regular as relações entre particulares. O direito não-governamental é um ramo do direito civil, que regula as organizações do terceiro setor, ou seja, as organizações sem fim lucrativo. A disciplina de introdução ao direito publico e privado com certeza será muito útil para o desenvolver de minha profissão, pois vários ramo do direito são usados constantemente no dia a dia de um contador.
DIREITO
A palavra direito pode ser analisada de duas formas; a primeira, o direito refere-se a norma estabelecida por lei, isto é, norma jurídica;e a segunda, o direito se refere a faculdade que todos nós temos de exigir um