DIREITOS E DEVERES DOS ADVOGADOS
ALUNO
DIREITOS E DEVERES DOS ADVOGADOS
CIDADE, 01 de julho de 2.013.
ALUNO
DIREITOS E DEVERES DOS ADVOGADOS
Trabalho apresentado como forma de avaliação parcial, da disciplina de Teoria da Argumentação Jurídica, ministrada pelo Docente ..........., da Universidade de ............
CIDADE, 01 de julho de 2.013.
INTRODUÇÃO
A figura do advogado surgiu há muito tempo, desde quando, na antiguidade, fruto das experiências comunitárias, havia a figura do conselheiro mesmo nos regimes tribais mais simples, evoluindo para os grandes impérios, especialmente nas dinastias egípcias, na Grécia e no Império Romano. A figura do “jurisconsulto”, àquele a quem se recorria, para obter o aconselhamento quanto à melhor forma de solucionar determinado conflito, era muito comum no âmbito dessas civilizações, notadamente daquelas mais complexas em organização estrutural e hierárquica.
Atualmente a advocacia é uma profissão mundialmente conhecida e sua atuação permeia quase todas as áreas das relações humanas, tendo sido necessário a ampliação e o desmembramento em ramos e especialidades.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
O Advogado é um dos operadores do direito, tal como o Juiz, o Promotor e o Defensor Público e os juristas em geral. Sendo que a profissão possui “múnus público”, isto é, tem um papel de prestação de serviço público, exatamente porque indispensável à administração da Justiça, aplicada pelo Judiciário: um dos três Poderes fundamentais da República Federativa do Brasil. Porque o Judiciário é considerado um Poder inerte, somente pode atuar quando acionado por algum cidadão, ente público ou privado. Com raras exceções, tais pedidos somente podem ser efetivados por Advogados regularmente constituídos pela parte interessada. Daí a função precípua do Advogado na administração da Justiça.
Sendo o profissional que atua para demandar, requerer ou pedir ao Poder Judiciário que se pronuncie