Direitos e deveres - cidadania
No entanto, sabemos que estes direitos e deveres nem sempre são cumpridos nem são preservados.
Um dos direitos mais interessantes que encontro na Constituição da República, é no seu artigo 47º (Liberdade de escolha de profissão e acesso à função pública), dado que muitas vezes essa liberdade é condicionada, pelos momentos da nossa vida, pelas habilitações académicas que temos, e estou a lembrar-me, que, por vezes, não «ganha» o lugar a pessoa mais capaz, mas sim aquela que politicamente mais convinha.
No casamento, cada vez mais se lê, ouve e se sente na pele a violência doméstica, que recai em grande parte nas mulheres, mas também se sabe que os homens também sofrem da mesma violência, mas que calam por vergonha a violência nas crianças, sabemos também que acontece nas várias camadas sociais.
Na educação dos nossos filhos tentamos equilibrar os direitos e deveres familiares, tentamos transmitir esses conceitos com firmeza e com autenticidade, para que possamos fazer crescer cidadãos conscientes, bons e melhores que nós.
A nível profissional, temos códigos de trabalho, códigos de ética, que regulamentam a nossa conduta como profissionais.
Exactamente por causa da nossa conduta profissional, vi-me necessitada de mudar de secção e passar a executar uma outra tarefa que nunca tinha passado pela minha cabeça fazer.
Devido a um conflito com a chefe de secção de pessoal, e uma vez que não conseguia resolver internamente o problema, entendi que o melhor seria eu sair ( e porque quem está mal que se mude). Fui conversar com o chefe máximo dos serviços, e tentei fazer entender que não estava a ser uma boa profissional se continuasse a trabalhar no serviço de recursos