Direitos e cidadania
1) Os direitos humanos são universais ou apenas existem nas leis, mas não são efetivos para todos? Justifique.
Não são efetivos para todos, não são respeitados, assim como a constituição também não é. Não há uma boa distribuição de renda, deixando evidente a desigualdade social. Como exemplo, temos o sistema de saúde público, que não tem condições de atender a todos e ainda o sistema de educação ainda não é tão exemplar. Portanto, só quem é beneficiado são os quais tem renda suficiente para adquirir. Porém a busca por direitos humanos é uma luta constante.
2) As declarações sobre os direitos humanos elaboradas principalmente na Europa e nos Estados Unidos são válidas para outras sociedades, como as Orientais?
Não, essas declarações sobre direitos humanos, são válidos apenas para países que adotaram essas declarações e incorporaram nas leis daquele país. Nas sociedades que não adotam essas declarações não se pode interferir, pois muitas vezes acabam confrontando com a cultura e religião desses países, o que poderia gerar um problema diplomático. Os países não são obrigados a adotar as medidas estabelecidas pela declaração dos direitos humanos, mas se optarem por adotar estas, automaticamente entram nas leis daquele país, logo, o país teoricamente está obrigado a seguir.
3) Qual é a relação entre direito e cidadania?
Os direitos podem ser divididos em três ramificações: sociais, civis e políticos. A cidadania seria a conquista e exercício pleno desses direitos
4) Pode haver cidadania plena onde existem desigualdades gritantes?
Não, uma cidadania plena, deveria combinar liberdade, participação e igualdade para todos, se esta fosse exercida de sua maneira correta dessa forma não existiriam desigualdades tão gritantes em um país. No Brasil, que é um país desigual, os direitos básicos de um cidadão são: direito à vida, direito à um lar, saúde digna, educação de qualidade e bem estar social. Observamos que estes direitos básicos que todo