Direitos sociais de cidadania
Para Hayek, o conceito de direitos sociais é excluído porque não podem nem devem existir princípios gerais de distribuição ou justiça social numa sociedade livre.
Segundo Plant, o conceito de direitos sociais deve ser tido como algo que integra um princípio geral de distribuição ou justiça social, a que o autor apelida de «igualdade democrática» porque o critério de necessidades básicas sustenta um princípio geral de distribuição e porque a concepção dos direitos sociais é derivada do conceito de necessidades básicas.
João Carlos Espada não está de acordo com nenhuma destas concepções considerando que não existe necessariamente uma conexão entre o conceito de direitos sociais e um princípio geral de distribuição ou justiça social, pelo que a sua interpretação se apresenta diferente. João Carlos Espada fala em direitos sociais básicos que devem garantir que ninguém será privado de bens básicos. Será, portanto, o dever da sociedade fornecer bens básicos àqueles, e só àqueles, que não os têm.
Regressando a F. A. Hayek e à sua argumentação contra um princípio geral de distribuição ou justiça social, diz João Carlos Espada que uma faceta menos conhecida daquele ideólogo, é a sua tese de que na hipótese de se alcançar um acordo sobre um critério, a sua aplicação não