Direitos humanos
O Direito nasce na sociedade visando favorecer a ampla relação entre os indivíduos, sendo uma forma de obter o equilíbrio social. O mesmo impõe normas jurídicas para amenizar ou tentar solucionar os conflitos sociais. Além do Direito, a sociedade possui como conduta social a ética e a cidadania. Entende-se que ser ético é agir objetivando um bem comum, não apenas para si, mas com relação ao outro, interligado a ética, a cidadania corresponde ao conjunto de direitos e deveres ao qual o individuo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
A ética é essencial para o ser humano, pois sem esta a sociedade viveria como na era antropológica, em que o homem não a tinha como base para resolver seus conflitos, solucionando-os através da força bruta. Em relação à cidadania, esta por sua vez está entrelaçada à noção de direito no que se refere aos direitos políticos, sem os quais o indivíduo não poderá intervir. A cidadania compreende o ato desde jogar o lixo no chão até o respeito ao próximo. A sociedade está deixando de lado esses valores em prol de satisfação pessoal, em que o “ter” vale mais do que o “ser”, pois esta promove atos antiéticos, não pensando antes de agir.
De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Desse modo, ele prevê que todos tem a mesma igualdade de possibilidades, de aptidão etc. Esse artigo está intimamente ligado ao respeito. O respeito mútuo é um dos preceitos indispensáveis para a convivência humana. Este