Direitos humanos
ARTIGO 5.º
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
Caso em que este artigo não é cumprido:
“ Uma mulher na Somália foi apedrejada até a morte depois que um júri decidiu que ela havia cometido adultério. Divorciada, a mulher, 20 anos, foi executada na semana passada após ter confessado ter mantido relações sexuais com um homem solteiro, informou a rede Al Jazeera.
Ibrahim Abdirahman, o juiz da corte criada pelo grupo rebelde Al-Shabab, disse que a mulher foi morta em frente a uma multidão de 200 pessoas na cidade de Wajid. Foi a segunda morte por apedrejamento a mando dos rebeldes da Al-Shabab. Em 2008, uma menina de 13 anos foi apedrejada ao ser condenada por adultério.
A condenação ao apedrejamento é uma interpretação da Sharia, a lei islâmica, pelo grupo rebelde, que controla grande parte do país. O namorado da mulher morta na semana passada levou 100 chibatadas como punição, segundo a Al Jazeera.”
Caso em que este artigo foi cumprida:
“ A semana que passou trouxe um tenebroso passado de volta à tona. O criminoso nazista mais procurado do mundo foi encontrado em Budapeste aos 97 anos. Responsável pela morte ou deportação de mais de quinze mil judeus para campos de extermínio, Laszlo Csatary, mesmo idoso, pode ser levado aos tribunais e à prisão, como, aliás, já pressiona o governo francês.” Por Marcelo Semer
Bibliografia:
http://informegeralitabuna.blogspot.pt/2009/11/mulher-condenada-por-adulterio-morre.html