direitos humanos
FAA Faculdade Anhanguera de Anápolis
Curso de Direito
Acadêmica: Quênia da Penha Venâncio de Souza
RA: 4997022750
Anápolis-GO
2014
FAA Faculdade Anhanguera de Anápolis
Curso de Direito
Direito humanos
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Acadêmica: Quênia da Penha Venâncio de Souza
RA: 4997022750
Anápolis-GO
2014
Introdução
Os Direitos Humanos são orientados pela afirmação do respeito ao próximo e pela busca permanente da paz, visam garantir os direitos essenciais a todos os seres humanos, como o direito à liberdade de pensamento, direito de expressão e a igualdade perante a lei. A importância e a incorporação dos Direitos Humanos no ordenamento social, político e jurídico brasileiro demonstram e reafirmam um processo de conquistas históricas, que se materializaram na Constituição Brasileira de 1988. Os direitos humanos fundamentais parecem ser hoje um tema da moda, mas não é um modismo. Durante o período da ditadura militar os movimentos populares lutavam pela defesa da vida, da liberdade de opinião e pelos direitos políticos. Os conservadores diziam que quem lutava pelos direitos humanos eram “comunistas” e queriam subverter a ordem. Com o fim do socialismo real e da “ameaça dos comunistas”, esses mesmos conservadores, que sempre foram contra o respeito e a dignidade das pessoas, agora andam dizendo que quem defende os direitos humanos faz para defender “bandidos e criminosos”, pobres e excluídos.
A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
É claro que a história dos direitos fundamentais não é uma ideia nova, pode-se até dizer que a origem de alguns desses direitos começa com o próprio surgimento do ser humano no planeta