Direitos Humanos
Departamento de Educação
EDU 1794 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 2014.1
Professora: Renato Pontes Costa
ESTUDO DIRIGIDO III
Aluno: ___________________________________________________________________________
Data de Entrega: 29/04/2014
Textos de Referência:
SEGALA, Lygia. A troça, a traça e o forrobodó: folclore e cultura popular na escola. In: YUNES, Lucia; TELLES, Lucila e CRETTON, Anamaria. Professor. Rio de Janeiro: IPHAN/CNFCP, 2013.
YUNES, Lucia. Entre esfirras e ensopadinhos: conversas sobre cultura popular. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2012.
QUESTÕES
1. Tendo como base os textos acima relacionados, como você entende a relação entre escola, cultura popular e Educação de Jovens e Adultos.
R:
2. A partir da leitura dos textos indicados e considerando o esquema utilizado para a elaboração da atividade de sala de aula baseada na “Coleção Cadernos de EJA” (trabalho 2, da G1), elabore uma nova atividade (ou um projeto de trabalho) para trabalhar folclore e cultura popular numa turma de Jovens e Adultos.
R: Culturas populares a folclore se relacionam, sustentando o conceito de uma manifestação tradicional e imutável, onde não há interferências estrangeiras, busca uma proximidade natural, pura e primitiva, mantendo a sua conservação. Cultura popular seria então um conjunto de práticas culturais exercidas intensamente pelas camadas mais baixas de uma determinada sociedade. E, com o tempo, foi incorporando vários elementos criados e transformados pelo povo, renovando-se e reestruturando-se. A cultura popular tradicional, produzida por camadas sociais economicamente desfavorecidas, tem sido lembrada na escola tão-somente por ocasião da Semana do Folclore, ou conforme representada na obra de autores nacionalistas como Gonçalves Dias ou modernistas como Mário de Andrade ou Guimarães Rosa. Assim como esses escritores, embora pertencentes a uma esfera de produção