direitos humanos
O uso de funções pode ser encontrado em diversos assuntos. Por exemplo, na tabela de preços de uma loja, a cada produto corresponde um determinado preço. Outro exemplo seria o preço a ser pago numa conta de luz, que depende da quantidade de energia consumida.
Observe, por exemplo, o diagrama das relações abaixo:
A relação acima não é uma função, pois existe o elemento 1 no conjunto A, que não está associado a nenhum elemento do conjunto B.
A relação acima também não é uma função, pois existe o elemento 4 no conjunto A, que está associado a mais de um elemento do conjunto B.
Agora preste atenção no próximo exemplo:
A relação acima é uma função, pois todo elemento do conjunto A, está associado a somente um elemento do conjunto B.
De um modo geral, dados dois conjuntos A e B, e uma relação entre eles, dizemos que essa relação é uma função de A em B se e somente se, para todo x ÎA existe um único y ÎB de modo que x se relacione com y.
DOMÍNIO E IMAGEM DE UMA FUNÇÃO:
O domínio de uma função é sempre o próprio conjunto de partida, ou seja, D=A. Se um elemento x ÎA estiver associado a um elemento y ÎB, dizemos que y é a imagem de x (indica-se y=f(x) e lê-se "y é igual a f de x").
Exemplo: se f é uma função de IN em IN (isto significa que o domínio e o contradomínio são os números naturais) definida por y=x+2. Então temos que:
· A imagem de 1 através de f é 3, ou seja, f(1)=1+2=3;
· A imagem de 2 através de f é 4, ou seja, f(2)=2+2=4;
De modo geral, a imagem de x através de f é x+2, ou seja: f(x)=x+2.
Numa função f de A em B, os elementos de B que são imagens dos elementos de A através da aplicação de f formam o conjunto imagem de f.
Com base nos diagramas acima, concluímos