DIREITOS HUMANOS
Segundo o dicionário Soares Amora; “Direito: SM 6. Aquilo que é conforme a lei. Humano: 2.Próprio do homem”,ou seja, direitos humanos, são direitos que pertencem ao homem (de forma geral). Há o direito dos idosos, da criança e do adolescente, dos animais (etc) e os direitos humanos, que consiste em assegurar seu direito a liberdade, igualdade, educação, moradia, dignidade, entre outros, pelo simples fato de você ser um Ser Humano. Independentemente de raça, cor, religião ou do lugar que você vive.
Ele é protegido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde, baseado em seus fundamentos o governo tem o dever de cumprir e defender os direitos de todos.
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
- artigo 1° Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Em reconhecimento a Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi instituído o dia 10 de dezembro como o dia nacional dos direitos.
São classificados em quatro gerações:
Direitos de liberdade.
Direitos de igualdade.
Direitos de fraternidade.
E, tempos depois, com o avanço da tecnologia foi estabelecida a quarta geração: Direitos tecnológicos.
Infelizmente, mesmo com tanto direitos que nós seres humanos temos, é grande o número em vários lugares do mundo de trabalho escravo, trabalho infantil, “coisas” que contrapõe tudo aquilo que está nos nossos direitos. Os direitos humanos estão firmados em regra, mas, para que ele seja cumprido a risca é necessária uma atitude de cada um de nós. De “corrermos” atrás daquilo que nos pertence por direito.