Direitos humanos
DESENVOLVIMENTO:
Muita gente tem a idéia de que "esse negócio de Direitos Humanos é coisa prá bandido". Será que é isso mesmo? Afinal, o que são os Direitos Humanos e quem são os seus titulares? Para responder a estas perguntas esta primeira fase de nossa Atividade Estruturada, propõe: Texto elaborado pelo aluno, com o título; O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS. Resumo dos “Direitos Humanos”
Este ensaio tem por objetivo delinear pontos sobre a aplicação dos Direitos Humanos, porém coloca em destaque a discussão acerca de soberania, autodeterminação dos povos e dignidade humana em contraposição as tradições religiosas e ao poder político. “... nestes últimos anos, falou-se de direitos do homem entre muito mais até agora para que eles sejam reconhecidos e protegidos, ou seja, para transformar aspirações, exigências em direitos propriamente ditos”.
Os direitos humanos preconizam que todo individuo pode fazer reivindicações legítimas de determinadas liberdades e benefícios. Os mesmos são uma idéia política com base moral relacionados com os conceitos de justiça, igualdade e democracia, entretanto devem ser reconhecidos em qualquer Estado, independentemente do sistema social e econômico que essa nação adota. Apesar dos vários tratados e declarações adotadas, a triste realidade é que nenhum dos direitos declarados é respeitado uniformemente no mundo inteiro.
Os direitos inscritos nesta Declaração constituem um conjunto indissociável e interdependente de direitos individuais e coletivos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais sem os quais a dignidade da pessoa humana não se realiza por completo. Os direitos constituem um importante instrumento de nossa civilização visando a assegurar um convívio social digno, justo e pacífico.
Os movimentos guiados por um compromisso de promover os direitos humanos continuam obtendo bons resultados em todo o mundo, entretanto, por exemplo, a mutilação do