Direitos Humanos
DIREITOS HUMANOS. São Paulo: ANDHEP, 2007. 1DVD.
A conquista de direitos só acontece com a participação e a luta das pessoas ao longo da história. Seja conquistas de direitos civis e políticos, econômico, sociais, culturais, ambientais, sexuais, cada um dentro do seu momento histórico.
A violação dos direitos humanos surge como algo que foi sentida por todos depois que foi aquilo que foi a experiência de horror – o Holocausto. Por assim ser, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10 de dezembro de 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A ideia inicial dos representantes das nações reunidas foi de criar mecanismos comuns que impedissem que tipos de arbitrariedade como os horrores cometidos nos campos de concentração, onde 60 milhões de pessoas perderam suas vidas da maneira mais cruel que se tem notícia em toda a história da humanidade.
O vídeo apresentado em parte em duas partes tem como temática a questão dos direitos humanos, que naturalmente diz respeito ao valor da dignidade da pessoa humana. Apresenta entrevistas de Celso Lafer – professor da Faculdade de Direito (USP); Rita Braun – sobrevivente do holocausto; Dalmo de Abreu Dallar - professor da Faculdade de Direito (USP); Rose Nogueira – Jornalista - presidente “Tortura Nunca Mais”; Esther Hamburguer – Antropóloga profª ECA/USP e; Sérgio Adorno – professor de Sociologia USP. Nos dias atuais os Direitos Humanos estão em vigor em praticamente todos os países, embora nem sempre sejam respeitados por seus governantes. No intuito de prevenir violações e abuso a esse direito inerente ao ser humano, foram criadas organizações não-governamentais como por exemplo a Amnistia Internacional entre outras tantas.
Os diretos são universais, porque eles são para todos, indistintamente; indivisíveis, não se separam e; interdependentes, estão todos relacionados entre si. A sociedade moderna é baseada na